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Cabazes de produtos algarvios

a mercearia
especializada em
doçaria algarvia

queijinho figo 3flores

A Doçaria do Sul é uma loja alimentar, especializada em doçaria regional, que valoriza produtos com origem no Algarve.

Nela fazemos pesquisa e oficinas, rede com os nossos parceiros e outras redes no território e outros intervenientes no território que estão a representar a região do Algarve e o que de bom se faz nela.

Nós, sobretudo, contamos histórias: sobre os doces tradicionais, sobre este território, sobre as pessoas que os fazem, sobre como chegaram até nós e sobre como poderemos continuar a usufruir deles.

Esta loja propõe-se como um espaço diferenciador: é uma montra, é um lugar de convívio, é um espaço de descoberta, um ponto comunitário, um laboratório de pesquisa, um sem fim de coisas diferentes consoante cada olhar e cada visão do visitante e de quem nela ativamente participa. 

Para nós é um posto de representação da cultura gastronómica algarvia onde recebemos os nossos visitantes com simpatia, informação e produtos identitários de excelência.

Principalmente para dar continuidade a uma história que já existia antes de escrevermos esta história.

Mais do que vender produtos, promovemos o património gastronómico através da pesquisa, do storytelling e de oficinas criativas que unem tradição e inovação. Queremos que os nossos clientes levem consigo não apenas um sabor, mas uma narrativa viva do Algarve.

Aqui, cada produto conta uma história, enraizada nos saberes ancestrais e na riqueza dos ingredientes locais. Selecionamos produtores que preservam métodos artesanais e respeitam o território, garantindo que cada produto seja uma verdadeira expressão da identidade algarvia.

Realizamos pesquisa em gastronomia tradicional, mas também promove produtos de inovação. Rebuscamos os doces tradicionais do Algarve, tendo no nosso catálogo alguns bolos menos conhecidos e raros.

O trabalho da Doçaria do Sul foca-se não só na comercialização mas também na pesquisa e divulgação da identidade gastronómica do sul de Portugal.

A Julieta e a Paula juntaram-se para elaborar queijos de figo e enquanto falavam da vida e das suas vicissitudes, a Julieta olhou para a pasta de figo e amêndoa e disse à Paula:  
“Estas cousas na se fazem c’m tristeza.”

A Paula relatou este episódio à sua filha, Alexandra e esta percebeu que a verdade da vida e da relação que temos com as matérias está à nossa vista. Coincidindo este episódio com a abertura da loja Doçaria do Sul, tudo começou a fazer sentido.
Esta loja é sobre como interpretamos a doçaria: uma arte sobre a alegria. A frase passou para a parede e para a comunicação da marca.

Ao refletir sobre a frase: após a ter apresentado a tantos visitantes, a observar a facilidade com os clientes a fotografam e a analisá-la por necessidade de reinterpretá-la para diferentes dialéticos e perspetivas, percebi que tem um valor universal e desejável. 

A Julieta falou com voz de povo e de indivíduo em simultâneo, demonstrou uma postura de fragilidade e de guerreira, a Paula entendeu a resistência na voz e nas ações. A Alexandra comoveu-se e reconheceu aquilo que não consegue explicar a ninguém: o que nos faz sentir ligados a uma terra. O “inço” humano. 

Se esta frase poderia ter sido proferida noutro lugar, sim, sem dúvida, mas foi aqui e este privilégio ninguém nos tira.

Acreditamos que para poder manter as tradições vivas há que apostar na sua viabilização económica e o consumidor é um ator ativo. 

O trabalho da Doçaria do Sul foca-se não só na comercialização mas também na pesquisa e divulgação da identidade gastronómica do sul de Portugal.

Neste nosso esforço de trabalhar a valorização dos produtos algarvios surgem as nossas premiadas oficinas de doçaria algarvia.

As histórias de alimentos e dos métodos de produção da doçaria enquanto fator identitário são um modelo de apresentação de uma expressão cultural milenar que desejamos partilhar convosco. Propomos oficinas sobre produtos gastronómicos que estão enraizados nas nossas tradições locais.

Este projeto tem uma preocupação territorial, seja por implementar o conceito de economia local; seja pela filosofia de preservação, pesquisa e dedicação em torno de produtos locais, seja pelas parcerias com produtores residentes no Algarve.
Privilegiamos produções justas, como as que usam produtos de agricultura algarvia.

Damos extrema importância às nossas parcerias, tanto económicas como de intercâmbio e interajuda entre nós e os produtores que nos fornecem.

Nota sobre quem criou e quem mantem

uma designer armada em merceeira

e as pessoas que a acompanham

Alexandra dos Santos

eu designer merceeira

Designer, ou como se chamaria esta profissão no tempo da minha avó PROJETISTA.

Comecei este projeto, em 2021 que é o seguimento de muitos outros projetos nos quais debruçei-me sobre consumo de proximidade.

Trabalhei com pequenos produtores e por aqui e por alí nesta região observando gastronomia tradicional, a cultura local e a minha terra-mãe o ALGARVE.

Esta mercearia para preservar tradições é obra do desejo de uma designer que acredita no consumo local como arma de subsistência.  

E os outros mais​

Uma casa é feita com mais do que um tijolo. Este espaço, a “Doçaria da Sul” é sim a Alexandra; mas é também e muito, o Rui, a Ana, o Gaspar, a Paula, o António, a Marisa, a memória carinhosa da Silvina, e muitos mais que constroem ou construiram este lugar com esforço e carinho. 

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