A doçaria popular algarvia e a criatividade
Experiências sobre a gastronomia doce algarvia
“Das montanhas da China a portokal”
A laranja e uma história sobre a globalização e o poder das ideias
A Laranja gastronomia local
Sub-tema: marca, produtos locais, gastronomia local
Tipologia: gastronomia, storytelling
Descrição: No Algarve, as árvores de Natal em tempos passados eram decoradas com laranjas, demonstrativo da importância deste citrino na cultura local.
O intuito desta oficina é a construção de um storytelling associado a um produto, como é o caso da marca “laranja de Silves”.
Exploraremos como as histórias desenvolvem identidades que representam os locais e os produtos e determinam a percepção dos sítios. Levaremos o participante a conhecer a importância histórico-cultural deste fruto e visitar um território em que a laranja é rainha.
O concelho de Silves possui alguns dos melhores pomares de laranjeiras sendo promovida como “capital da laranja”.
Teremos a oportunidade de visitar um pomar de família na cidade e de elaborar a famosa torta de laranja.
Programa:visita a pomar familiar –elaboração de sumo de laranja ou limonada
– Introdução ao conceito de storytelling –
aula de doce local (torta de laranja ou
limão) – Degustação
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Local e Ponto de Encontro: Silves – Ponte Medieval – Horta Grande e DOÇARIA DO SUL
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Dias e Horários propostos: tardes horário mediante marcação Duração: 2h30 pode
acontecer com reserva antecipada de 72 h
exceptuando nos meses de Agosto e
Setembro
Calendário todo o ano excetuando nos meses de Julho, Agosto e SETEMBRO e outubro. Esta atividade funciona melhor nos meses entre janeiro e junho.
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Participantes (Max. e mín.): máx- 10 e mínimo 3
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Facilitadores: Alexandra Santos + Silvina Lima (Doçaria do Sul)
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Parceiros: Doçaria do Sul (mediação), Proactivetur (parceiro turístico)
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Públicos: público em geral, adequado ao público infanto-juvenil e famílias , a visita ao pomar carece de calçado confortável, pode existir lama.
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Línguas: PT / EN
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Doce Fino um milénio de Herança & Tradição
– Modelação – Pintura
Sub-tema: A amêndoa no Algarve
Tipologia: gastronomia, história local, arte popular, modelagem, pintura, aula de cozinha
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Descrição:
No inicio do séc. XX a árvore que ocupava a maior extensão agrícola do Algarve era a amendoeira, a amendoeira converteu-se ao longo de séculos num símbolo da região, representa a beleza, a criação, a efemeridade e a saudade.
O seu fruto a amêndoa é um dos principais ingredientes da doçaria algarvia e o seu elemento mais distintivo. O doce estrela da doçaria regional em amêndoa são as figuras em massapão conhecidas localmente como Doce fino. Esta arte milenar é uma das culturas populares mais vivas e ativas no nosso país. Das mãos das doceiras nascem tantas variações como a sua imaginação.
Nesta oficina apresentaremos as várias tipologias, temáticas e variantes do doce fino assim como a relação existente entre o quotidiano local, as festividades e o desenvolvimento desta arte.
Esta experiência gastronómica e artística, permitirá ao participante colocar as mãos na massa para modelar as figuras de uma forma semelhante à modelação em barro, conhecer a base da técnica gastronómica com orientação de uma doceira local e aprender algumas das diferentes técnicas de pintura dos doces.
Termina com um chá e degustação dos bolos elaborados.
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Programa:
- Introdução ao contexto histórico local
- Explicação dos ingredientes e processo de elaboração do doce
– Modelagem de figuras
– Pintura
– Degustação
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Local e Ponto de Encontro: Silves – DOÇARIA DO SUL, devidamente acordado este programa poderá ser móvel
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Dias e Horários propostos: tardes, horário combinado mediante marcação.
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Duração: 1h30 pode acontecer com reserva antecipada de 72 h exceptuando nos meses de Julho, Agosto e SETEMBRO
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Participantes: máx- 16 e mínimo 4
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Facilitadores: Alexandra Santos – Doçaria do SUL (introdução) e Doceira local (pode variar)
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Parceiros: Doçaria do Sul (mediação), Proactivetur (parceiro turístico)
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Públicos: ideal para pequenos grupos, pessoas interessadas em atividades artísticas, famílias, experiências genuínas, etc.
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Línguas: PT / EN
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“Das montanhas da China a portokal” A laranja e uma história sobre a globalização e o poder das ideias
A LARANJA NA gASTRONOMIA LOCAL
Sub-tema: marca, produtos locais, gastronomia local
Tipologia: gastronomia, stoeytelling
Descrição: No Algarve, as árvores de Natal em tempos
passados eram decoradas com laranjas,
demonstrativo da importância deste citrino
na cultura local.
O intuito desta oficina é a construção de um
storytelling associado a um produto, como é o
caso da marca “laranja de Silves”.
Exploraremos como as histórias desenvolvem
identidades que representam os locais e os
produtos e determinam a percepção dos
sítios. Levaremos o participante a conhecer a
importância histórico-cultural deste fruto e
visitar um território em que a laranja é rainha.
O concelho de Silves possui alguns dos
melhores pomares de laranjeiras sendo
promovida como “capital da laranja”.
Teremos a oportunidade de visitar um pomar de família na cidade e de elaborar a famosa torta de laranja.
Programa:visita a pomar familiar –
elaboração de sumo de laranja ou limonada
– Introdução ao conceito de storytelling –
aula de doce local (torta de laranja ou
limão) – Degustação
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Local e Ponto de Encontro: Silves – Ponte Medieval – Horta Grande e DOÇARIA DO SUL
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Dias e Horários propostos: tardes horário mediante marcação Duração: 2h30 pode
acontecer com reserva antecipada de 72 h
exceptuando nos meses de Agosto e
Setembro
Calendário todo o ano excetuando nos meses de Julho, Agosto e SETEMBRO e outubro. Esta atividade funciona melhor nos meses entre janeiro e junho.
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Participantes (Max. e mín.): máx- 10 e mínimo 3
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Facilitadores: Alexandra Santos + Silvina Lima (Doçaria do Sul)
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Parceiros: Doçaria do Sul (mediação), Proactivetur (parceiro turístico)
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Públicos: público em geral, adequado ao público infanto-juvenil e famílias , a visita ao pomar carece de calçado confortável, pode existir lama.
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Línguas: PT / EN
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Brevemente
Sub-tema: O figo no Algarve
Tipologia:gastronomia, história local, arte popular, estudo de padrões, aula de cozinha
Descrição:
Em visita ao Algarve na sua Corografia do Reino do Algarve (1577) Frei João de São José regista: “Fazia-se tudo do figo”. «queijos destes figos, lavrados com amêndoas e festejados com mil lavores por cima e outras mil invenções de figuras, que estas mulheres cada dia inventam…». De grande importância para a economia regional, a figueira alimentou pobres e criou fortunas. Com principio nas mil potencialidades de conjugação entre o figo e a amêndoa o participante criará doces com estes ingredientes gerando padrões que relembram as diversas heranças. Estrelas, girassóis, queijos, pinhas, figos cheios, galinhas, ouriços… Numa divertida aula gastronómica orientada por um(a) doceiro(a) local iremos aprender a trabalhar o figo com a amêndoa enquanto degustamos um chá e um licor regional.
Programa:
– Compra de figos no mercado local
– Introdução ao contexto histórico local
– Explicação dos Ingredientes e processo de elaboração do doce
– Modelagem/composição figuras
– Degustação
Local e Ponto de Encontro: Silves – MERCADO – DOÇARIA DO SUL, devidamente acordado este programa poderá ser móvel
Dias e Horários propostos: manhãs horário mediante marcação Duração: 2h pode acontecer com reserva antecipada de 72 h excetuando nos meses de Agosto e Setembro
Participantes (Max. e mín.): máx- 12 e mínimo 2
Facilitadores: Membro da Doçaria do SUL (introdução) e Doceira(o) local (pode variar)
Parceiros: Doçaria do Sul (mediação), Proactivetur (parceiro turístico)
Públicos: ideal para pequenos grupos, pessoas interessadas em atividades artísticas, famílias, experiências genuínas, etc.
Línguas: PT / EN
Sub-tema: A cultura da Alfarroba no Algarve
Tipologia:A cultura da Alfarroba no Algarve
Descrição:
A Alfarroba é um dos produtos do pomar de sequeiro algarvio e recentemente assistiu a uma valorização económica que representa uma enérgica (re)introdução na doçaria regional.
Tendo como ponto de partida a recriação de valores e do que é uma identidade local utilizando as inesgotável possibilidades que uma ideia enquanto fonte motriz e inicial de qualquer projeto utilizaremos a alfarroba enquanto material gastronómico. Esta é uma oficina gastronómica e uma oficina para potenciar o criativo interior de cada um dos participantes. O participante irá de forma lúdica inventar a sua receita com os ingredientes disponíveis e divertir-se com a sua criação avaliando toda a potencialidade de um bom produto.
Utilizaremos ferramentas de planeamento de design e de desenvolvimento de estratégias produtos numa abordagem que explora a criatividade individual que permitem uma criação sustentável .
Orientada por um designer e um chef, acompanha com café de alfarroba e degustação do produto elaborado.
Programa:
– Introdução ao contexto local
– oficina de design thinking
– elaboração da receita
– Degustação
Local e Ponto de Encontro: DOÇARIA DO SUL, Silves, devidamente acordado este programa poderá ser móvel
Dias e Horários propostos: tardes horário mediante marcação Duração: 2h30 pode acontecer com reserva antecipada de 72 h exceptuando nos meses de Agosto e SETEMBROh
Participantes (Max. e mín.): máx- 12 e mínimo 4
Facilitadores: Alexandra Santos ou outro designer convidado + chef de cozinha (pode variar)
Parceiros: Doçaria do Sul (mediação), Proactivetur (parceiro turístico)
Públicos: ideal para criativos ativos, pessoas interessadas em atividades artísticas e em cultura local, makers, etc.
– PT / EN
Fotografia gastronómica para redes sociais
Sub-tema: fotografia de Produtos locais
Tipologia:gastronomia, história local, fotografia, redes sociais
Descrição:
Aula de fotografia que utiliza produtos locais da gastronomia algarvia para todos aqueles que pretendam melhorar as suas aptidões fotográficas, utilizando materiais acessíveis. Enquadramento, iluminação, ferramentas digitais. Envolve um lanche.
Programa:
– Introdução
– Ferramentas
– composição
– iluminação
Local e Ponto de Encontro:
Silves – DOÇARIA DO SUL, devidamente acordado este programa poderá ser móvel
Dias e Horários propostos: tardes horário mediante marcação Duração: 3h30 pode acontecer com reserva antecipada de 1 semana exceptuando nos meses de Agosto e SETEMBRO
Participantes (Max. e mín.): máx- 16 e mínimo 6
Facilitadores: Fotografo
Parceiros: Doçaria do Sul (mediação), Proactivetur (parceiro turístico)
Públicos: ideal para criativos, makers, pessoas interessadas em fotografia tanto visitantes como locais
Línguas: PT / EN
Design de Embalagens para pequenos Produtores
Sub-tema: design, embalamento, rotulagem, soluções ecológicas
Tipologia: gastronomia, design, pequenos negócios, makers
Descrição:
Criação de embalagens ecológicas com soluções de impressão acessíveis e focadas na pequena produção e na autonomia autoral. A Doçaria do Sul tem enfrentado desafios que são comuns a muitos pequenos negócios e criadores. Pretende minimizar a sua pegada ecológica e simultaneamente oferecer produtos e embalagens atrativos para os seus clientes. Recorre frequentemente a ferramentas como carimbos, impressão com técnicas diversa, embalagens feitas de outras embalagens para criar soluções que sejam atrativas para os seus clientes e representem os seus valores. Nesta oficina o participante experimenta a criação de uma embalagem para um doce regional .
Programa: Introdução – Ferramentas – composição – materiais – produção de embalamento de um produto
Local e Ponto de Encontro: Silves – DOÇARIA DO SUL e Gráfica local
Dias e Horários propostos: tardes horário mediante marcação Duração: 3h pode acontecer com reserva antecipada de 72 h exceptuando nos meses de Agosto e Setembro
Participantes (Max. e mín.): máx- 10 e mínimo 4
Facilitadores: Alexandra Santos + outro designer convidado
Parceiros: Doçaria do Sul (mediação), Proactivetur (parceiro turístico)
Públicos: ideal para criativos, makers, donos de pequenos negócios, pode ser adequado ao público infanto-juvenil e famílias
Línguas: PT / EN