temos o apoio e colaboramos com diversos atores no território
parcerias
A Via Algarviana atrai anualmente ao interior do Algarve milhares de caminhantes e ciclistas, que vêm percorrer tanto a grande rota, como os muitos percursos complementares, num total de mais de 1000 quilómetros de caminhos sinalizados.
Na rede de parceiros certificados, trabalha com os empresários para garantir um serviço de qualidade a estes visitantes, promovendo a economia e a sustentabilidade do interior do Algarve.
O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO é uma área territorial com limites bem definidos, que possuindo um património geológico de grande relevo a nível nacional e internacional, alia uma estratégia de geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado em atividades de geoturismo, envolvendo as comunidades locais, contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.
Oficializado em 2019 como aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO junto da Comissão Nacional da UNESCO, é membro observador no Fórum Português de Geoparques, tendo iniciado de imediato um trabalho de sensibilização junto das populações locais sobre o conceito de Geoparque em todo o seu território, estando a preparar o dossier de formalização da respetiva candidatura à rede Mundial de Geoparques da UNESCO.
O aspirante Geoparque Algarvensis é um território identitário, inspirador, transformador, de pertença, que convida a visitar, fixar e investir, de forma consciente e em harmonia com os valores naturais e culturais presentes. É, em suma, uma maneira feliz de estar e de viver o território, legando-o às gerações vindouras!
A Rota da Laranja coloca à disposição do visitante diversas sugestões e agentes que permitem construir um percurso que abarca todas as etapas da produção da laranja, desde o pomar até ao seu embalamento.
Esta rota tem parcerias com alguns dos produtores locais que estão disponíveis para acolher o público e proporcionar diversas experiências nos seus pomares. Poderá encontrar oferta gastronómica, cultural, paisagística, alojamento, itinerários temáticos, entre outras.
Rota da Dieta Mediterrânica – Med Diet Route
Uma 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 unida pela Cultura Mediterrânica ao estilo Português!
O projeto ALGARVE CRAFT & FOOD – Criar | Experimentar | Internacionalizar, dinamizado em parceria pela Região de Turismo do Algarve, pela Tertúlia Algarvia e pela Cooperativa QRER, assenta na identificação de desafios e oportunidades, muitos deles comuns, que os setores das Artes e Ofícios (Artesanato) e Agroalimentar enfrentam, fruto de um percurso histórico com traços semelhantes, desenvolvendo respostas e atividades concretas numa lógica dual. Ao contexto da relevância da promoção e capacitação internacional na valorização económica dos traços identitários e da socioeconomia da região que aqueles setores encerram, aliam-se as vantagens decorrentes da notoriedade internacional que esses setores podem associar à promoção turística da região na valorização do Turismo Cultural e Criativo, numa relação virtuosa.
produtores agroalimentares do Algarve
produtores
A cooperação faz bem
A cooperação é a convicção plena de que ninguém poderá chegar à meta se não chegaremos todos.
Virginia Burden
apoios
A QRIAR apoia a criação de empresas na área das indústrias culturais e criativas, bem como os seus primeiros anos de atividade. Este é um projeto da QRER – Cooperativa, que providencia aos empreendedores espaços físicos para desenvolverem as suas atividades, bem como apoio ao seu desenvolvimento – mentoria, acesso ao investimento e a redes empresariais, partilha de conhecimento e consultoria na área da gestão, marketing e advocacia.