Página: oficina Doce Fino um milénio de Herança & Tradição

Modelação – Pintura

Sub-tema

A amêndoa no Algarve

Tipologia

gastronomia, história local, arte popular, modelagem, pintura, aula de cozinha

Descrição:

No inicio do séc. XX a árvore que ocupava a maior extensão agrícola do Algarve era a amendoeira, a amendoeira converteu-se ao longo de séculos num símbolo da região, representa a beleza, a criação, a efemeridade e a saudade.
O seu fruto a amêndoa é um dos principais ingredientes da doçaria algarvia e o seu elemento mais distintivo. O doce estrela da doçaria regional em amêndoa são as figuras em massapão conhecidas localmente como Doce fino. 

Esta arte milenar é uma das culturas populares mais vivas e ativas no nosso país. Das mãos das doceiras nascem tantas variações como a sua imaginação.

Nesta oficina apresentaremos as várias tipologias, temáticas e variantes do doce fino assim como a relação existente entre o quotidiano local, as festividades e o desenvolvimento desta arte.

Esta experiência gastronómica e artística, permitirá ao participante colocar as mãos na massa para modelar as figuras de uma forma semelhante à modelação em barro, conhecer a base da técnica gastronómica com orientação de uma doceira local e aprender algumas das diferentes técnicas de pintura dos doces.
Termina com um chá e degustação dos bolos elaborados.

Programa

bocadinhos gulosos da nossa cultura
  • Introdução ao contexto histórico local
  • Explicação dos ingredientes e processo de elaboração do doce
  • Modelagem de figuras
  • Pintura
  • Degustação

 Silves – DOÇARIA DO SUL, devidamente acordado este programa poderá ser móvel