aula gastronómica - figo "As maravilhas do Algarve"
oficina Figo do Algarve
e outras mil invenções
conheça as maravilhas do Algarve e o potencial deste ingrediente tão único
Sub-tema
produtos locais (figo), gastronomia local
Tipologia
gastronomia, história local, aula de cozinha
Descrição da Oficina
Na sua Corografia do Reino do Algarve (1577) Frei João de São José regista: “Fazia-se tudo do figo”… “mil invenções de figuras, que estas mulheres cada dia inventam…”, testemunhando a importância deste fruto para a economia regional e o natural engenho gastronómico regional. Numa divertida aula gastronómica orientada por um doceiro local iremos aprender a trabalhar o figo com a amêndoa enquanto degustamos outras iguarias locais. Tendo este principio das mil potencialidades de conjugação entre o figo e a amêndoa o participante criará iguarias com estes ingredientes.
O figo é fruto de uma das árvores do tradicional pomar de sequeiro algarvio. A gastronomia local, sobretudo a doceira, desenvolveram diversas receitas privilegiando este ingrediente tão único.
As suas qualidades nutritivas e de preservação são conhecidas desde tempos antigos e mesmo veneradas em algumas culturas clássicas.
A experiência de turismo criativo a oficina Figo do Algarve propõe mostrar este fruto tão característico do sul de Portugal e intrusar os participantes numa experiência imersiva.
Programa O Figo Do Algarve
Flores e Estrelas
Explicação do figo no algarve
Demonstração e experimentação de estrelas e flores de figo
Degustação
Aula de queijo de figo algarvio
Explicação do figo no Algarve
aula de queijinhos de figo, doce típico, do Algarve
degustação
O figo um segredo bem escondido
Explicação do figo no algarve
aula de um doce à base de figo receita quase extinta
Os nossos programas centram-se em torno de ingredientes identitários para a construção mítica do Algarve: a amêndoa, o figo e a laranja.
A gastronomia regional é o mote para sentir o Algarve de forma particular e acreditamos que especial: podemos aprender algo novo, exercitar todos os nossos sentidos, conhecer um lugar especial e sobretudo passar um bom bocado.
Estas oficinas foram pensadas para estimular a criatividade interior dos participantes, são oficinas focadas na promoção da história e gastronomia local e no apoio a pequenos produtores através de ferramentas acessíveis.