Algarve uma região de saudades de uma neve diferente
A época das amendoeiras em flor, janeiro e feveiro, são um pico de nostalgia em todo o Algarve.
Nos dias de hoje até se pode dizer que a nostalgia é pelo amendoal envelhecido; porem este sentimento é antigo como comprova uma das lendas mais conhecidas do nosso país: a lenda das amendoeiras em flor. É uma lenda um pouco diferente das demais porque não tem encantamentos, mas tem um encantamento: não de sobrenatural mas do poder da natureza; tem uma paixão correspondida e mantida e o sentimento “Saudade” poderia ser o resumo deste conto. Tem na verdade os ingredientes de um conto moderno sobre diferenças culturais com a ternura de um amado presente e consolador.
Na Pérsia, na Turquia e no Próximo Oriente contou-se este amor, resolvido pela natureza, na nossa vizinha Espanha a lenda foi atribuída às cidades de Córdova e de Sevilha. Em Portugal situamos a história em Silves e é muito fácil colocar os acontecimentos aqui.
As amendoeiras em flor no Algarve são como um manto branco que anuncia a chegada da primavera.
Em Portugal a flor da amendoeira é presságio de um novo ciclo
No cancioneiro popular português podemos encontrar esta quadra
A flor da amendoeira
É a primeira do ano,
Também tu, minha menina,
És a primeira que eu amo!
A lenda da amendoeira em flor é muito antiga
Existem muitas versões nacionais da lenda, na mais conhecida as personagens são Gilda, loura de olhos azuis e Ibn-Almundim rei guerreiro forte. (ler esta versão) A investigadora espanhola Rubiera Mata coloca os amores de Al-Mu’tamid e de Romaiquia como origem destes dois personagens.
Deixo aqui uma versão recolhida em Olhão por Sandra Gonçalves junto da sr.a Pepita de Sousa. Podem ver aqui no site Lendarium do Centro de estudos Ataíde de Oliveira.
Como sabemos, o Algarve foi conquistado pelos Mouros. Então, existiu um Mouro que era o rei mouro, que casou com uma princesa estrangeira. No país dessa princesa nevava. Ela veio para o Algarve, foi coberta de tudo, de ouro, boas vestes, tudo de bom, mas faltava-lhe uma coisa. Chorava, e o rei mouro perguntou-lhe o que é que ela tinha. E ela dizia:
https://www.lendarium.org/
– “Vejo o mar num país bom mas falta-me algo que é a minha neve”. E ele disse-lhe:
— “Não, a tua neve vai vir”.
Então mandou plantar em todo o Algarve as nossas amendoeiras em flor. Daí vem a lenda das amendoeiras em flor. Quem subir a uma serra ou a um sitio mais alto, olhando para baixo vê-se, e dá-nos a sensação que é neve. Ela daí para a frente ficou feliz e esta a lenda das amendoeiras em flor.
Nos dias de hoje como sentimos que a lenda continua?
O morgado de Silves é um bolo popular decorado com uma amendoeira.
Recorda-vos algo?