As figuras em massapão conhecidas localmente como Doce fino do Algarve sao muito populares, esta arte é uma das culturas populares mais vivas e ativas no nosso país. Das mãos das doceiras nascem tantas variações como a sua imaginação.
Nesta oficina apresentaremos as variantes do doce fino assim como a relação existente entre o quotidiano local, as festividades e o desenvolvimento desta arte.
Esta experiência gastronómica e artística, permitirá ao participante colocar as mãos na massa para modelar as figuras, conhecer a base da técnica gastronómica com orientação de uma doceira local.
A amêndoa, tão misteriosa como mistica é o fio condutor da narrativa aqui apresentada. É um fruto, mas é lenda, é lenda mas é real, é real mas é do povo é do povo e o povo dela fez arte.
A experiência de turismo criativo a oficina Doce fino do Algarve propõe mostrar as mais sumarentas laranjas de Portugal e levar os visitantes a esta cidade algarvia numa experiência imersiva.
Apresentação sobre a doçaria de amêndoa algarvia
aula de doce fino (modelagem, pintura e finalização)
degustação
Local e Ponto de Encontro
Silves – DOÇARIA DO SUL
Duração:
1h30 pode acontecer com reserva antecipada de 72 h excetuando nos meses de agosto e setembro
Participantes:
máximo 14 e mínimo 2
Públicos:
público em geral , adequado a uma grande variedade de públicos: casais / curiosos de gastronomia ou viajantes que pretendam imergir na cultura local, igualmente adequado a famílias e grupos pequenos.
Línguas:
PT / EN
Esta oficina é parte do nosso premiado programa de Turismo criativo: a doçaria popular algarvia e a criatividade, é um conjunto de iniciativas nossas para promover experiências sobre a gastronomia doce algarvia.
Os nossos programas centram-se em torno de ingredientes identitários para a construção mítica do Algarve: a amêndoa, o figo e a laranja.
A gastronomia regional é o mote para sentir o Algarve de forma particular e acreditamos que especial: podemos aprender algo novo, exercitar todos os nossos sentidos, conhecer um lugar especial e sobretudo passar um bom bocado.
Estas oficinas foram pensadas para estimular a criatividade interior dos participantes, são oficinas focadas na promoção da história e gastronomia local e no apoio a pequenos produtores através de ferramentas acessíveis.
O concelho de Silves possui alguns dos melhores pomares de laranjeiras, sendo promovida como “capital da laranja”.
A Doçaria do Sul é parceira da Rota da Laranja de Silves.
Subtotal: 60,37€
No products in the compare list