conheça a cidade de silves através dos seus cheiros e sabores
Sub-tema
Amêndoa do Algarve
Tipologia
gastronomia, história local, aula de cozinha
Descrição da Oficina
As figuras em massapão conhecidas localmente como Doce fino do Algarve sao muito populares, esta arte é uma das culturas populares mais vivas e ativas no nosso país. Das mãos das doceiras nascem tantas variações como a sua imaginação. Nesta oficina apresentaremos as variantes do doce fino assim como a relação existente entre o quotidiano local, as festividades e o desenvolvimento desta arte. Esta experiência gastronómica e artística, permitirá ao participante colocar as mãos na massa para modelar as figuras, conhecer a base da técnica gastronómica com orientação de uma doceira local.
A amêndoa, tão misteriosa como mistica é o fio condutor da narrativa aqui apresentada. É um fruto, mas é lenda, é lenda mas é real, é real mas é do povo é do povo e o povo dela fez arte.
A experiência de turismo criativo a oficina Doce fino do Algarve propõe mostrar as mais sumarentas laranjas de Portugal e levar os visitantes a esta cidade algarvia numa experiência imersiva.
Programa Doce Fino do Algarve
Apresentação sobre a doçaria de amêndoa algarvia
aula de doce fino (modelagem, pintura e finalização)
Os nossos programas centram-se em torno de ingredientes identitários para a construção mítica do Algarve: a amêndoa, o figo e a laranja.
A gastronomia regional é o mote para sentir o Algarve de forma particular e acreditamos que especial: podemos aprender algo novo, exercitar todos os nossos sentidos, conhecer um lugar especial e sobretudo passar um bom bocado.
Estas oficinas foram pensadas para estimular a criatividade interior dos participantes, são oficinas focadas na promoção da história e gastronomia local e no apoio a pequenos produtores através de ferramentas acessíveis.