A amêndoa no Algarve e uma paixão regional

A amêndoa no Algarve um fruto, uma região de eternas paixões: o Algarve e a sua paixão pela amendoeira em todas as suas fases.

Este mês irei escrever sobre o meu entendimento da amêndoa no imaginário do Algarve e como isso se relaciona com a doçaria.

89034593 149700353212326 119650474537254912 n

A foto inicial encontrei num mural do Facebook sobre imagens antigas do Algarve.

Tem tudo certo: a composição, a temática os elementos. Também é um fragmento do imaginário de um Algarve Idílico: uma moça pueril, ligada ao campo vê-se pelo traje regional encontra-se enquandrada por uma amendoeira florida e um muro de pedra rematado com um gigante cacto de pita.
Ela está perfeita nesta natureza agressiva mas possível de dádivas.

A flor da amêndoeira é uma dessas dádivas e o seu fruto outra.

A gastronomia do Algarve é verdadeiramente única, assim como a paisagem da foto.
A combinação de poucos ingredientes cria uma diversidade incrível de doces e bolos artesanais. A amêndoa, ovos e açúcar são a base para uma infinidade de delícias, desde queijinhos a tortas e a bolos.

A delicadeza desses produtos reflete a natureza generosa e “o” conseguir retirar o melhor da agressiva da região.

morgado pequeno do algarve
Pintura de Doce finop
rolinho delicia de amendoa com papel
Bolacha amenodoa FL
Beijinho de Freira
Beijinho de Freira doce composto por amendoa
Doce fino de gila
Doce fino de gila

A cultura e tradição estão presentes em cada pedaço destas sobremesas artesanais, que são um verdadeiro encanto para os amantes da doçaria regional.

Assim é a nossa gastronomia de pouco atingue-se grandes resultados.

Este povo de uma região dificil tirou dela o saber viver.

#docariadosul #boloamendoa #docefino#amendoa#sobremesasartesanais#boloartesanal#docesregionais#docesdequalidade#docesartesanais#massapão

Facebook
Pinterest
WhatsApp
X
banner Feira do Folar de São Marcos da Serra 2025

Feira do Folar de São Marcos da Serra – 2025

A Feira do Folar de São Marcos da Serra 2025 é dedicada a celebrar o Folar nas suas mais diferentes formas e sabores, o evento reúne diversos produtores tradicionais, que fazem o folar e uma enorme variedade de produtos típicos, que vão desde os doces, aos licores e ao medronho, bem como uma série de outras produções locais.

Participações da Doçaria do Sul na XIV Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra de 2025

Participar na XIV Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra foi, mais uma vez, uma experiência enriquecedora para a Doçaria do Sul. Entre sabores que contam histórias e encontros que fortalecem tradições, reafirmamos a importância de preservar e valorizar o saber-fazer da doçaria portuguesa. O carinho do público, as trocas de experiências e os momentos de partilha fazem desta mostra um evento verdadeiramente especial, onde saímos não apenas mais inspirados, mas também mais felizes.